Língua Inglesa é a língua mais falada como segunda língua no mundo

Inicio esse post com duas perguntas: "Quais as 4 línguas mais faladas no mundo como primeira língua?" e "Quais são 4 línguas mais faladas no mundo como segunda língua?"

Respondendo a primeira pergunta: as quatros línguas mais faladas no mundo são: chinês, inglês, espanhol e indiano, que são aprendidas por mais de 2 bilhões de pessoas como L1 (primeira língua) segundo a pesquisa de Zhu 2001 e Crystal 1997b.

Para responder a segunda pergunta, gostaria que vocês analisassem o quadro abaixo:

Então, perceberam? Baseado no quadro acima, fica mais que claro que a língua inglesa é de longe a língua mais falada como segunda língua no mundo com 950 milhões de falantes. Em segundo lugar, fica empatado a língua espanhola e a língua indiana com 350 milhões cada uma. E em terceiro lugar fica o chinês com 15 milhões de falantes.

Para dar mais força a língua inglesa, um outro estudo mais recente constatou que o número de pessoas que estão estudando inglês na China excedeu em 155 milhões (isso é quase a população total do Brasil ): 10 milhões no ensino fundamental, 80 milhões no ensino médio, pelo menos 5 milhões em universidades, e 60 milhões de adultos que aprendem a língua inglesa em outros contextos de aprendizagem. Isso consolida cada vez mais a língua inglesa como a língua hegemônica, universal, forte que dificilmente morrerá como aconteceu com o latim.

Agora faço minha última pergunta: "O que você espera que aconteça com a língua inglesa?"

Vocabulário do quadro escrito em inglês:

Estimated (Estimado)
Numerically(Numericamente)
Dominant (Dominante)
Speakers (Falantes)
Spanish (Espanhol)


Josivaldo Paulino da Silva

No comments:

Post a Comment